terça-feira, 20 de março de 2018

Prémio Escolar AEPC 2018

Prémio Escolar AEPC 2018

(ANO EUROPEU DO PATRIMÓNIO CULTURAL)

No âmbito da celebração do Ano Europeu do Património Cultural, foi criado o Prémio Escolar AEPC 2018.
Destina-se ao 3º Ciclo do Ensino Básico e ao Ensino Secundário e propõe aos docentes que realizem com os seus alunos atividades pedagógicas de pesquisa, seleção e análise de aspetos do Património Cultural Europeu (material ou imaterial).


 

Objetivo

O prémio visa promover o conhecimento do património cultural europeu nas suas múltiplas dimensões e mutações, dinamizando iniciativas que garantam a sua sustentabilidade e proteção, assim como o diálogo entre diferentes realidades culturais.

Destinatários

Este prémio destina-se a estabelecimentos escolares, públicos e privados, com 3º Ciclo do Ensino Básico e, ou com Ensino Secundário e Profissional.
Nota: Os trabalhos candidatos deverão ser submetidos por docentes. Cada docente poderá submeter um ou vários trabalhos coletivos, de turma, de grupo ou individuais.

Trabalhos a realizar

O prémio propõe aos docentes do 3º Ciclo do Ensino Básico e dos Ensinos Secundário e Profissional que realizem com os seus alunos atividades pedagógicas de pesquisa, seleção e análise de vertentes/aspetos do Património Cultural Europeu (material ou imaterial) que os levem a produzir duas apresentações em formato digital:
  • Uma apresentação de vertentes/aspetos do património cultural da sua comunidade local ou do património cultural português;
  • Uma apresentação de vertentes/aspetos do património cultural europeu.
As apresentações deverão destacar as características mais relevantes dos aspetos /vertentes escolhidos e o seu valor enquanto herança cultural. Poderão ainda enunciar medidas ou comportamentos dos cidadãos que possam proteger, valorizar ou desenvolver os domínios focados no trabalho.
Os conteúdos deverão ser apresentados num ou em vários dos seguintes formatos: texto, vídeo, áudio, fotografia, ilustração e infografia, elaborados pelos concorrentes ou selecionadas em fontes expressamente citadas.
CONTINUA A LER AQUI

Sem comentários: