segunda-feira, 1 de junho de 2015

EDUCADORAS NO PALCO, OFERECEM UMA ESTRELA A CADA CRIANÇA

Laura sempre quis ter alguém especial, alguém com quem pudesse partilhar todos os seus segredos. Uma noite, o desejo de Laura é respondido. Uma estrela muito brilhante passa pela sua janela e cai na rua à porta da sua casa. Laura leva a estrela para casa e trata da sua ponta partida. Levando-a para a cama, Laura partilha com a sua amiga estrela todos os seus segredos. Mas, no dia seguinte, ao acordar, a pequena estrela tinha desaparecido - será que tinha sido apenas um sonho?
Foi este o livro que as educadoras do Agrupamento de Escolas de Vagos quiseram transformar numa linda peça de teatro. Uma aposta ganha no Dia Mundial da Criança.
Contaram aos meninos e meninas o início de uma grande amizade que deu a Laura a capacidade de ver o mundo com os olhos de uma estrela do céu.


É uma linda história sobre a amizade e repleta de magia, fazendo despertar nas crianças a curiosidade e o sonho, atraindo os olhares e estimulando as crianças a tocar naquela estrela cheia de luz e cor.


Klaus Baumgart, o escritor desta obra, costuma dizer que o mais importante para uma criança é saber que se é "único e especial" e que nunca se está sozinho.


E na verdade, cada um de nós, cada uma das crianças, saiu com a certeza, de que, tal como a Laura, há sempre alguém especial, mesmo que distante, com quem podemos contar e partilhar segredos. Todos tiveram a oportunidade de desfrutar bons momentos divertidos e marcantes.


Este excelente trabalho realizado pelas colegas do pré-escolar, remete-nos para as competências, para um cada vez maior número de competências à frente das quais se encontra a capacidade de aprender a aprender. Mas, para atingir estas competências, as crianças devem demonstrar a capacidade de fazer amigos e de serem aceites no grupo de colegas - e é no pré-escolar que se iniciam as grandes amizades e se aprende a cooperar.


E, fica aqui, um agradecimento especial às educadoras que tornaram possível este trabalho, que dinamizaram de forma excelente. Não só agradecer a quem esteve visivelmente no palco mas também quem esteve por trás.


Um beijo de parabéns à Ana Oliveira (Aninhas), Anabela Redondo, Cristina Silva, Fátima Teles, Joaninha Bola, Lígia Lages, Paula Paião e Teresa Machado.

Sem comentários: