sábado, 13 de junho de 2015

12 de JUNHO NA BIBLIOTECA - DIA DO AGRUPAMENTO - PEDRO E O LOBO, DE PROKOFIEV

De entre as inúmeras atividades realizadas na nossa escola, destacamos aqui as que foram realizadas na biblioteca: visualização de uma curta metragem musical, da famosa história "O Pedro e o Lobo" de Serguei Prokofiev, de 1936 e a encenação da "História da carochinha" pelos "nossos avós" do Lar de Ouca.
Mas, comecemos pela fantástica obra de Prokofiev.



"Pedro e o Lobo" de Prokofiev, não é mais que uma "fábula musical" que conta a história de um menino que ao desobedecer às ordens do avô, enfrenta e captura o lobo que aterroriza a região.


Todos personagens são representados por diversos instrumentos musicais: o Pedro pelas cordas, o lobo pelas trompas, o avô pelo fagote, os pássaros por flautas, o pato por oboé, o gato por clarinete e os caçadores pela percussão (tímpanos).



Sendo contada através da música e tendo como objetivo pedagógico mostrar aos alunos as sonoridades dos diversos instrumentos e aproximá-los da música clássica, conseguiu-se que, pela leveza da peça, estivessem concentrados e conseguissem entender esta maravilhosa "linguagem", que é a música.


O som já nasce da natureza, com o vento que sopra nas árvores, os trovões, a fala dos animais. A música já vem desde os primórdios com o canto dos pássaros. O homem aos poucos vai procurando conversar com a natureza e, ao tentar imitá-la, cria os seus primeiros instrumentos.


Ela em si, facilita e promove a comunicação e o relacionamento. Ao mesmo tempo reabilita e apazigua. Os grupos do primeiro ciclo que vieram até aqui, revelaram-se, de uma forma geral, interessados e a aposta resultou.


Obrigado a todos pela visita.

Sem comentários: