sexta-feira, 24 de abril de 2015

Palestra com BD para assinalar o 23 DE ABRIL, DIA MUNDIAL DO LIVRO

 
Assinalámos ontem, 23 de abril, o Dia Mundial do Livro, na Biblioteca da Secundária, com uma palestra alusiva à criação de uma obra em Banda Desenhada. Para o efeito, convidámos Miguel Moreira e Catarina Verdier (cf. resenhas biográficas em baixo) que nos vieram falar sobre o processo criativo de um álbum sobre Fernando Pessoa que, ao longo de dez anos, laboriosamente preparam para publicar:

"As Aventuras de Fernando Pessoa, Escritor Universal... "




A intervenção dos autores – distribuída por duas sessões – foi seguida com bastante interesse e agrado pelos alunos do 12º A, B1 e B2, do 10º B2 e do 11º D, bem como pelos professores que os acompanharam.


O referido livro ainda não conheceu a luz dos escaparates, mas tem vindo a ser divulgado na web através de um blogue, desde 2007, e do Facebook, desde 2013. Se quiseres s@ber +, clica e... aventura-te.
  


Autores - resenhas biográficas:

Miguel Moreira
Nasceu em França em 1976 e reside em Portugal desde 1991. Licenciado em artes plásticas pela ESAD de Caldas da Rainha, em finais de 2002, dedicou-se desde então a realizar uma banda-desenhada sobre a vida e a obra de Fernando Pessoa com o propósito de conhecer (e dar a conhecer) esse desconcertante artista e pensador. Beneficiou de um apoio à criação concedido pelo Programa de Bolsas Rui Tavares 2010/2011. A obra foi finalizada em 2012 e aguarda publicação. 



Catarina Verdier

Catarina Verdier é responsável pelo trabalho da cor da biografia em BD de Fernando Pessoa; foi assistente na revisão do texto, e gere atualmente a página de divulgação no Facebook. Nasceu em 1979, Lisboa, Portugal. Estudou na E. S. de Ensino Artístico António Arroio (1994 a 1997), e na  ESAD de Caldas da Rainha, no curso de artes plásticas (1997 a 2003). A sua pulsão imagética afirma-se essencialmente através da pintura e do desenho, trabalhos que divulga na web, em exposições, publicações, zines, etc..

Sem comentários: