quarta-feira, 11 de março de 2015

‘The most awesome library in the world’ está em MAFRA, diz a Book Riot

A biblioteca do Palácio Nacional de Mafra, foi considerada a mais bela do mundo pelo conhecido portal norte-americano Book Riot, dedicado exclusivamente aos livros. Depois de eleger a Livraria Lello do Porto, como a mais "cool" do planeta, Portugal volta a conquistar os EUA, com a incrível biblioteca escondida no interior deste palácio.


Nas palavras do autor do artigo, pode ler-se:  "We have previously established that Portugal has the most beautiful bookstore in the world, but now it appears they also get the most awesome library. I came a cross a rather amazing on the other day, the library at Mafra National Palace in Portugal. The palace was built by a king who vowed to create it if his wife gave him descendants, which she did. It looks rather lovely"



E o que a torna mais importante são as técnicas com que é feita a preservação dos livros e como os protegem de serem danificados por insectos. Há 500 morcegos dentro daquela biblioteca. Durante o dia, estes ficam guardados dentro de caixas, mas à noite são libertados para se alimentarem dos insectos que por ali andam. Ao todo, chegam a comer o dobro do seu próprio peso em insectos.


Destaque para o magnífico chão coberto de mosaicos em rosa, cinzento e mármore branco e para as estantes, todas elas num estilo Rococó, dispostas ao longo das paredes laterais, separadas por uma varanda com corrimão em madeira. Estas últimas contêm mais de 35.000 volumes, com capas forradas a couro, incluindo algumas das maiores jóias bibliográficas.

Sem comentários: