segunda-feira, 30 de março de 2015

A 30 de março de 1853, nasce VAN GOGH

Vincent Willem VAN GOGH, foi um pintor holandês, considerado um dos maiores pós impressionistas de todos os tempos.

"Auto retrato com chapéu de palha"
Instituto de artes de Detroit

Chegou a morar em França e na Bélgica, e em vida vendeu apenas um quadro intitulado " O Vinhedo Vermelho", ou seja, o reconhecimento ocorreu somente após a sua morte. Produzida em 1888, a tela foi comprada por Anna Boch, numa exposição realizada em Bruxelas em 1890.

"Vinhedo vermelho" 
Museu Estatal Pushkin de Belas Artes em Moscovo

Anna era irmã de Eugene Boch, artista belga que havia sido tema de um retrato de Vincent, alguns anos antes.

"Eugene Boch" - Museu d´Orsay em Paris

Van Gogh era filho de um pastor da Igreja Calvinista. Teve ao todo seis irmãos, três irmãos e três irmãs. Mas foi com o irmão Theo (Theodorus) que evidenciou a maior amizade, pois foi este irmão quem o manteve financeiramente. Há relatos de um tempo em que, com poucos recursos, o irmão lhe envia materiais de pintura pois prefere estes a comida.
A vida amorosa do pintor parece não ter sido bem sucedida. Sabe-se que pediu uma prima em casamento e recebeu de resposta um "nunca". Ter-se-ia também interessado pela filha de um vizinho e esta acabou por tentar suicídio, assim que soube que a família não consentia o casamento. Também há relatos que teve uma amante prostituta que se envolveu com o seu amigo Paul Gauguin e que numa discussão mais acalorada terá atacado Gauguin com uma navalha. Isto fez com que se afastassem um do outro.
Após esta rutura com Paul Gauguin, Van Gogh é diagnosticado com uma depressão. Nesta época era habitual os artistas locais ingerirem absinto, e a ingestão frequente desta bebida de alto teor alcoólico, teria agravado a doença aumentando as alucinações. Foi durante uma destas crises que o pintor  cortou o lóbulo da sua orelha esquerda, chegando inclusive a auto retratar-se após a mutilação.

"Auto retrato com a orelha cortada"
Instituto Courtauld de Arte em Londres

Internado posteriormente num hospital e depois num asilo, não deixa de pintar. Na sua fase produtiva chega a pintar um quadro por dia, e devido aos seus problemas mentais agravados, passa a ser tratado pelo médico Dr. Paul Gachet. A aproximação entre eles rendeu-lhe uma das suas obras mais conhecidas: "O Retrato do Dr. Gachet". 

"O Retrato do Dr. Gachet" - Museu d' Orsay em Paris

Suspeita-se que a cor amarela em destaque nos seus quadros, teria sido um dos efeitos colaterais da medicação receitada. 
Em maio de 1890, aparentando estar recuperado, Van Gogh passa a viver a noroeste de Paris, onde pinta freneticamente. Mas em julho desse ano, uma nova crise leva-o a tentar o suicídio, dando um tiro na parte superior do abdómen. Ainda resiste dois dias e acaba por morrer no dia 29 de julho, com apenas 37 anos.
Por ter atentado contra a própria vida, perdeu o direito de ser enterrado nas dependências da igreja local. O seu caixão foi coberto de girassóis, a flor que ele mais amava. Aliás, a tela "Os Girassóis" é uma das obras-primas de Van Gogh.

"Girassóis" - Galeria Nacional em Londres

Sem comentários: