sábado, 21 de março de 2015

21 de março - DIA MUNDIAL DA ÁRVORE E DA FLORESTA

Como nos encontramos no hemisfério norte, festejamos o Dia Mundial da Árvore a 21 de março, marcando assim o início da primavera. No hemisfério sul, este dia será festejado no dia 21 de setembro, início da primavera neste hemisfério.
O objectivo desta comemoração é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida do cidadão.

Fica aqui "A maior flor do mundo" de José Saramago.

É uma magnífica história para crianças. 
Saramago inventa uma história sobre um menino que faz nascer a maior flor do mundo. Nesta narrativa o autor transforma-se em personagem e conta a história de um menino que mora na cidade e vai até ao fim do mundo para salvar uma flor que está quase a morrer.

Uma crítica ao crescimento desenfreado das cidades e à desflorestação da vida que nos rodeia.

... / ...

É tempo de recordar também Sophia de Mello Breyner Andresen no seu livro "A Árvore".

"Era uma vez – em tempos muito antigos, no arquipélago do Japão – uma árvore enorme que crescia numa ilha muito pequenina.
Os japoneses têm um grande amor e um grande respeito pela Natureza e tratam todas as árvores, flores, arbustos e musgos com o maior cuidado e com um constante carinho.
Assim, o povo dessa ilha sentia-se feliz e orgulhoso por possuir uma árvore tão grande e tão bela: é que em nenhuma outra ilha do Japão, nem nas maiores, existia outra árvore igual. Até os viajantes que por ali passavam diziam que mesmo na Coreia e na China nunca tinham visto uma árvore tão alta, com a copa tão frondosa e bem formada.
E, nas tardes de Verão, as pessoas vinham sentar-se debaixo da larga sombra e admiravam a grossura rugosa e bela do tronco, maravilhavam-se com a leve frescura da sombra, o suspirar da brisa entre as folhagens perfumadas.
Assim foi durante várias gerações.(...)"
... / ...

A WWF (World Wide Fund for Nature) é uma organização não governamental internacional que actua nas áreas da conservação, investigação e recuperação ambiental, com sede na Suiça desde 1961. Este é um outdoor contra a desflorestação, pretendendo estabelecer uma analogia entre floresta e pulmão.

Sem comentários: