quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

"QUERES NAMORAR COMIGO?" - livro para a infância


Era uma vez uma girafa com um pescoço muito, muito comprido. A girafa vivia muito triste porque era tão alta que ninguém lhe chegava aos ouvidos para contar segredos. Até que, certo dia, um tímido caracol encheu-se de coragem e trepou por ela acima. Às suas cavalitas, encostadinho ao ouvido, disse-lhe baixinho:
- Quando estou dentro de mim, penso em ti!
- Queres namorar comigo?
A girafa ficou pequenina de vergonha. É que namorar é um segredo muito importante. O caracol estava perdidamente apaixonado pela girafa. A diferença de altura não o desencorajou. Mas será que ele consegue chegar ao coração da amada? O amor, afinal de contas, tem o dom de trocar as voltas - e os tamanhos - às coisas.
Em «Queres namorar comigo?», o ator e autor João Ricardo, recria a ternura e a inocência da linguagem da infância, recorrendo a um humor bastante invulgar, particularmente tratando-se de um livro infantil. Com muita comicidade, demonstra que os afectos podem ser deliciosamente ridículos.
Quanto à ilustradora, Ana Sofia Gonçalves, dá forma ao romance improvável. Torna-se quase infrutífero tentar descrever por palavras as ilustrações. Ana Sofia Gonçalves revela um imaginário doce, sarapintado de pormenores encantadores, como um estendal com cuecas e peúgas colocado na casinha do caracol ou sinalética tosca com uma tabuleta a dizer em letras garrafais «SIM» – tudo isto através da técnica de sobreposição de colagens e desenhos.
Vale a pena ler, neste dia dos namorados e em todos os outros

Sem comentários: