segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Comemoração do fim da II Guerra Mundial


A Tocha da Paz da FIR – Federação Internacional de Resistentes esteve na Escola Secundária de Vagos na passada sexta-feira. A tocha está em a Portugal a convite da URAP – União de Resistentes Antifascistas Portugueses – para integrar as comemorações dos 70 anos do final da II Guerra Mundial.

A primeira deslocação da tocha em Portugal ocorreu no Porto, a 29 de Janeiro, sendo Vagos a segunda paragem. Seguir-se-ão Peniche, Grândola, Moita, Loures, Alhandra (Vila Franca de Xira), Barreiro, Seixal, Setúbal, Almada e Lisboa, onde estará dia 12 de Fevereiro.

As comemorações do final da II Guerra Mundial já levaram a Tocha da Paz a vários países da Europa. O percurso iniciou-se na Bulgária, passando depois pela Macedónia, Hungria, Itália, Vaticano (tendo sido abençoada pelo Papa Francisco) e Israel. A tocha passará ainda por Espanha, Áustria, República Checa e Grécia. O itinerário terminará em Berlim no mês de maio (mês de rendição da Alemanha, em 1945)



Em simultâneo, decorreu no Auditório uma sessão para cerca de 70 alunos dos 9º e 12º anos sobre os valores da Resistência, da Liberdade, da Democracia e da Paz.
A sessão foi aberta pela professora Teresa Rodrigues, que apresentou o orador convidado, José Pedro Soares, membro da direcção da URAP e ex-preso da PIDE.



José Pedro Soares falou sobre sobre os temas acima enunciados e aludiu ás suas duras experiências na prisão de Peniche.



Igualmente no quadro dos 70 anos do fim da II Guerra Mundial, esteve patente na Biblioteca/Galeria das Artes, uma exposição alusiva ao acontecimento patrocinada pela URAP.



Give Peace a Chance!



Sem comentários: