quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

6 de fevereiro de 1412 - Nascimento de Santa Joana, Princesa de Portugal e Senhora de Aveiro

                                             


D. Joana de Portugal, mais conhecida por Santa Joana Princesa, nasceu em Lisboa no dia 6 de fevereiro de 1412.
Foi uma princesa portuguesa da Casa de Avis, filha de D. Afonso V (O Africano) e da sua primeira mulher, a rainha D. Isabel de Aragão (também conhecida por D. Isabel de Coimbra).
Chegou a ser jurada Princesa Herdeira da Coroa de Portugal, título que manteve até ao nascimento do seu irmão, o futuro rei D. João II (Príncipe Perfeito). 
Começa por perder a sua mãe quando tinha 3 anos e 10 meses. Ela e o seu irmão são entregues aos cuidados da sua tia (irmã da mãe), a Infanta Dona Filipa de Lencastre.
Desde muito cedo mostrou tendência para a vida religiosa, apesar de não lhe faltarem pretendentes (filho de Luís XI, rei de França, filho do Imperador Frederico III e Ricardo III, rei de Inglaterra). Recusou todas as propostas para poder ir para o Convento de Jesus em Aveiro. Nunca chegou a professar votos de freira dominicana por ser princesa real e potencial herdeira do trono.
Em 1479, a peste negra (peste bubónica) chega a Aveiro e o rei, seu pai, retira-a do convento para a enviar para a vila de Avis e, posteriormente, para a vila de Abrantes. Onze meses depois regressará de novo ao convento.
Em 1481 morre o rei, seu pai, tendo sido aclamado o seu irmão D. João II. 
Ela permanecerá neste Convento de Jesus até à data da sua morte, dia 12 de maio de 1490. Tinha 38 anos.
Pelas suas virtudes, o povo começou a considerá-la santa, culto que já tinha em vida. No ano de 1626 (136 depois da sua morte) começou o processo da sua beatificação com a abertura do seu túmulo, onde, para surpresa de todos, o "corpo parecia ter sido depositado naquela hora". 
Acaba por ser canonizada a 4 de abril de 1693, pelo Papa Inocêncio XII.
Será D. Pedro II quem mandará fazer um sumptuoso mausoléu de jaspe finíssimo, lavrado com variedades de embutidos, que se encontra no museu de Aveiro

Sem comentários: