segunda-feira, 30 de abril de 2012

A escritora Isabel Mateus esteve na nossa escola no dia 10 de abril para fazer a apresentação do seu livro "O trigo dos pardais".




Isabel Mateus é natural das Quintas do Corisco, em Torre de Moncorvo, e é licenciada em Português - Francês pela Universidade de Évora. Atualmente, ensina Língua Portuguesa em Inglaterra.

A autora já editou alguns trabalhos como “ A Viagem de Miguel Torga”, em 2007 e “ Outros Contos da Montanha”, em 2009. O último livro publicado (2012) - «Contos do Portugal rural» - tem a particularidade de estar na versão portuguesa e inglesa.

«O trigo dos pardais» pode ser descarregado integralmente e de forma gratuita no sítio http://www.isabelmateus.com/
O livro é constituído por cerca de 22 contos, onde a autora demonstra a sua ligação muito forte às raízes transmontanas e a saudade das brincadeiras de criança. A escritora exemplificou como brincava em menina, saltando à corda, falando de um dos seus contos favoritos - «A menina da corda». Até o professor Anibal Seco recordou os seus tempos de infância, fazendo-nos a demonstração do lançamento do pião. Os alunos são-tomenses quiseram também deixar o seu testemunho, explicando-nos algumas das brincadeiras de criança do seu país.

Durante a sessão, falou-se também de um outro livro da escritora - «Terra de chiculate», cujo tema principal é a emigração dos portugueses nos anos sessenta. Mais uma vez, os alunos de São-Tomé falaram da sua experiência pessoal, como emigrantes em Portugal.

Os alunos do Curso de Educação e Formação de Acompanhante de Crianças fizeram uma introdução ao livro «O trigo dos pardais», com uma leitura dramatizada, de partes selecionadas dos contos. Ora, vejam!




A sessão proporcionou-nos bons momentos de partilha de opiniões e de experiências de vida.


Sem comentários: