quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Comemorações do Centenário da República



Comemorações do Centenário da República
 


No dia 4 de Outubro, realizou-se na nossa Escola uma ceia temática -
República à Mesa.

A participação dos alunos (do ensino diurno e nocturno), professores, assistentes operacionais, pais e encarregados de educação, foi bastante valiosa, o que nos permitiu recriar a ambiência social do período da Primeira República.,

Estiveram entre nós algumas personalidades da época da Iª República, Afonso Costa, Adelaide Cabete, Amadeo de Souza Cardoso, Maria Veleda, Ana de Castro Osório, Carolina Beatriz Anjo, António de Oliveira Salazar, Florbela Espanca, João Grave, Almada Negreiros, Mário de Sá Carneiro, Fernando Pessoa, António Lúcio Vidal e Santa Rita Pintor, entre outros.

Os nossos convidados também se juntaram alegremente à festa: tivemos a honra de receber a Vereadora da Educação da Câmara, a Coordenadora da Equipa de Apoio às Escolas de Aveiro, O Secretário de Estado da Saúde, o Director do Agrupamento de Escolas de Vagos, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vagos, o Coordenador Interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares e a direcção da nossa escola.

A Confraria das Saínhas ajudou à festa, contribuindo com os famosos rojões das saínhas, prato típico do nosso concelho, confeccionados por dois elementos da confraria, na cantina da escola: Dr.ª Albina Rocha e Dr.ª Dulcínia Sereno. A colaboração dos alunos do Curso de Restauração da Escola Secundária de Oliveira do Bairro foi-nos bastante preciosa, pelo que aproveitamos para lhes agradecer, assim como aos professores que os orientaram.

O nosso fotógrafo da noite, professor Albino Gomes, permitiu-nos fazer um álbum de fotografias «para mais tarde recordar». Não deixem de espreitar! Vale a pena!

No dia 5 de Outubro, a nossa Escola esteve representada no Cortejo Republicano promovido pela Câmara Municipal de Vagos, no centro da vila.

A comissão organizadora, constituída pelos professores Anabela Pina, Euclides Griné e Fátima Carreira, agradece a todos os participantes que ajudaram a levar a cabo, e com sucesso, esta actividade.

Sem comentários: