terça-feira, 9 de março de 2010

Semana da leitura

A Semana da Leitura arrancou, na segunda-feira, 1 de Março, na nossa biblioteca com uma história- O Canteiro dos Livros - de José Jorge Letria. Às 10h20, foram lidos poemas ou excertos de obras, alusivos às diferentes disciplinas, a todas as turmas, na sala de aula.




Na terça-feira, no intervalo das 10 horas, alunos de São Tomé e Príncipe, deliciaram-nos com Leituras Africanas, ao som do tambor, na escada da escola.


Na quarta-feira, recebemos na biblioteca, dois pais e encarregados de educação, e a senhora Vereadora da Educação, Dr.ª Albina Rocha, para nos dar a conhecer livros, já lidos e que os marcaram particularmente.

Na sexta-feira, alunos do 8ºA fizeram a apresentação de um trabalho sobre Shakespeare e leram um poema do mesmo autor.


Aqui, ao lado, podem visualizar um excerto da leitura dramatizada do livro «O Menino de Cor», de José Jorge Letria , pelo Clube dos Amigos da Biblioteca.
.
À tarde, recebemos a escritora Ilda Pires e a ilustradora Mónica Pires, que acederam ao nosso convite para nos falar do seu livro «Jóias de Sabedoria». O nosso público, alunos do ensino secundário, questionou as nossas convidadas sobre a forma de fazer um livro e tiveram uma sessão de terapia. Leram algumas das metáforas do livro, de olhos fechados, reflectiram nelas em grupo e partilharam os seus comentários. Foi um momento muito agradável que nos permitiu parar no tempo e encher a nossa alma de tranquilidade.


À noite, a turma do 12ºC e a professora de Português, professora Cristina Oliveira, permitiram-nos assistir a um serão poético com Fernando Pessoa. Estiveram presentes os pais e encarregados de educação, avós e irmãos dos alunos. A assistência estava bastante emocionada, perante as leituras muito sentidas dos alunos. No fim, convivemos, servindo chá e biscoitos.
6o

Sem comentários: