quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Sugestões de Leitura


FILIPOVIC, Zlata, O Diário de Zlata

Antes de a guerra eclodir na cidade de Sarajevo, na Bósnia, nada parece faltar na vida de Zlata. No momento em que começa o cerco à sua cidade, tudo o que ela tomava como garantido na sua vida lhe escapa das mãos.
A partir desse momento, Zlata é obrigada a deixar a sua infância despreocupada e feliz. Descreve ao pormenor o seu dia-a-dia: em Sarajevo falta tudo, água, comida, medicamentos. A guerra é um inferno e quem mais sofre são os desprotegidos.





PEIXOTO, José Luís, Cemitério de Pianos

No ventre de uma oficina de carpintaria aninha-se o cemitério de pianos, instrumentos cujo mecanismo, à semelhança dos seres que os rodeiam, não está morto, encontrando-se antes suspenso entre vidas. Exílio voluntário onde se reflecte, se faz amor, lugar de leituras clandestinas, espaço recatado de adúlteros, pátio de brincadeiras infantis e confessionário de mortos, é o espaço onde se encadeiam gerações.
Os narradores – pai e filho –, em tempos diferentes, que se sobrepõem por vezes, desvendam a história da família, numa linguagem intercalada de sombras e luz, de silêncio e riso, de medo e esperança, de culpa e perdão. Contam-nos histórias de amor, urgentes e inevitáveis, pungentes, nas quais se lê abandono, violência doméstica e faltas nem sempre redimidas que, no entanto, acabam por ser resgatadas pelo poder esmagador da ternura e dos afectos.
Uma escrita intercalada de sombras e luz, de silêncio e riso, de medo e de esperança, de culpa e perdão. A morte de novo convocada, não para indicar o fim, mas a renovação, o elo entre gerações, a continuidade.

http://www.portaldaliteratura.com/livros.php?livro=4000
http://oquecaidosdias.wordpress.com/2007/05/11/cemiterios-de-pianos/
em 12-2-2009





Um filme:





Título: A Guerra dos Mundos
Título Original: The War of the Worlds
Com: Tom Cruise e Dakota Fanning
Realização: Steven Spielberg
Categoria: Acção/Aventura, Ficção Científica, Guerra





O arrepiante romance de H.G. Wells sobre uma invasão marciana da Terra tornou-se ainda mais assustador nesta adaptação cinematográfica de 2005, realizada por Steven Spielberg, que é geralmente considerada como um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos. Vencedor de um Oscar para os Melhores Efeitos Especiais, A Guerra dos Mundos, com Tom Cruise e Dakota Fanning, é uma história emocionante, recheada de emoções fortes, acção escaldante e grande suspense. O filme custou 132 milhões de dólares e foi um dos maiores sucessos de bilheteira de 2005.

https://www.blueplanetdvd.com/app/cliapp/ItemTitle/Info.tea?parId=951
http://www.epilogo.blogger.com.br/guerradosmundos.JPG
em 12-2-2009

Sem comentários: